sexta-feira, 22 de agosto de 2008

●๋• Origem da Matemática e da Música ●๋•

Em quase todos os povos da Antigüidade encontram-se manifestações destes dois campos em separados. O poder conquistador da música já se expressa na mitologia grega em Orfeu, cujo canto acompanhado de lira sustava os rios, amansava feras e movia pedras. A matemática se faz presente desde os tempos mais remotos, por exemplo, na contagem das coisas. A interação entre essas áreas torna-se fortemente manifesta a partir da necessidade de equacionar e solucionar problemas da consonância, no sentido de buscar fundamentos científicos capazes de justificar tal conceito. Com relação à organização de escalas musicais, esta ocorreu de diversas maneiras em diferentes povos e épocas, porém com alguns aspectos em comum. Os gregos desenvolveram os tetracordes e depois escalas com sete tons. Teóricos musicais como Pitágoras, Arquitas, Aristoxeno, Erastóstenes se dedicaram à construção de escalas desenvolvendo diferentes critérios de afinidade. Por exemplo, valorizando os intervalos de quinta perfeitas, bem como a utilização somente de números de 1 a 4 na obtenção das frações da corda para gerar as notas da escala, Pitágoras estabeleceu uma afinação utilizando percursos de quinta para a obtenção das notas da escala. Arquitas constrói sua escala baseada em frações da corda resultantes de medias harmônicas e aritméticas daquelas encontradas por Pitágoras no experimento do monocórdio. Já Erastóstenes elaborou a diferenciação entre intervalos calculados aritmeticamente a maneira de Aristoxeno, de intervalos calculados pela razão.


Fonte: http://www.somatematica.com.br/mundo/musica2.php

2 comentários:

Anônimo disse...

Fabi!!!!!

adorei teu blog! também pudera, sempre fui uma grande admiradora da matemática, das origens e das aplicações de cada conteúdo e achei muito interessante relacionar esta ciência tão magnífica com a música, que não deixa de ser algo importante culturalmente.

Daiane Silva de Barros disse...

Mto interessante o teu blog, relacionar a Matemática com a música é algo que faz com que não só os alunos, mas nós como futuros professores se interessemos cada vez mais pelo assunto.